Qualidade no atendimento

Este artigo enfatiza que mesmo em tempos de crise, as organizações deixam a desejar no atendimento e fator se torna um diferencial competitivo para sustentabilidade do negócio.

Já dizia o mestre do Marketing, Philip Kotler, diferenciar seu produto ou serviço para manter-se no mercado é altamente necessário, principalmente em um cenário econômico que sofre com constantes instabilidades. Alguns diferenciam-se pelo preço, produto, conveniência, promoção, pontos de vendas e tantas outras formas criativas para tornar o seu negócio lucrativo e desejável.

Mas, uma forma inusitada de diferenciação vem tomando conta do cenário empresarial. Poderia o atendimento eficaz e diferenciado se tornarem formas de diferenciação para elevação do seu negócio?

É fato que muitos estabelecimentos, seja por não conseguirem atender a demanda de forma coerente ou ainda seus gestores não terem a visão da importância do relacionamento com o cliente, acabam se focando em atender, mas não conquistar.

É normal ouvirmos que um certo produto ou serviço de estabelecimento é ótimo, mas que o atendimento não agrada. Quantas vezes não deixamos de ir em um local por receio de um atendimento ineficaz e muitas vezes até desastroso?

Diante do atual cenário econômico, onde empresas muito bem estruturadas lutam para sobreviver, pergunto-me diariamente se a qualidade no atendimento e relacionamento com o consumidor não seriam itens primordiais desde a abertura das portas de um negócio?

E como explicar a resistência das empresas que não dão a devida importância para este processo no concorrido mercado? Ausência de uma concorrência severa no setor em que atuam ou mera sorte?

E você, prefere atender ao seu cliente apenas uma vez ou fidelizá-lo e carimbar a sua marca em sua mente e em seu coração?

Mas é importante entendermos que a gestão da qualidade no atendimento não se resume em tratar bem o cliente, com educação, simpatia e cordialidade. Significa acrescentar ainda benefícios a produtos e serviços objetivando não apenas atender, mais superar as expectativas dos clientes.

É importante destacamos que o seu negócio idealize um relacionamento ético, aberto e dinâmico com o seu público não apenas pessoalmente, mas em todos os meios de comunicação em que ele está inserido.

Não deixe o seu cliente sem respostas, seja em caso de dúvidas, reclamações e até elogios, faça dela uma oportunidade de captação ou ainda retenção. Se recebeu qualquer um deles, agradeça, afinal, muitas corporações pagam caro por uma consultoria para ter acesso a estas avaliações. Você sabia que 80% das inovações tecnológicas que deram certo foram implantadas a partir da coleta de opiniões e feedbacks de clientes? Aproveite!

Seja em qualquer segmento, estrategicamente localizado em qualquer região, independentemente do setor de atuação ou no mercado em que atua, saiba que a gestão de qualidade do seu negócio não depende apenas da eficiência do seu produto ou serviço.

Aliás, a qualidade (ou falta de) no atendimento poderá ser a porta de entrada (e permanência) dos seus clientes, ou ainda a porta de saída mais próxima rumo a sua concorrência.

Vamos pensar nisso?

Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/qualidade-no-atendimento-um-diferencial-competitivo-em-tempos-dificeis/105005/

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