Chega de ter medo! É tempo de coragem!.

Quantas oportunidades você já perdeu pelo medo de tentar? É hora de virar a mesa!

Há poucos dias eu assistia a uma palestra num grande evento da área de negócios, acompanhado de um amigo empresário; estávamos realmente encantados com a excelente apresentação quando num determinado momento o palestrante lançou uma pergunta ao público, aguardando uma manifestação do auditório…

Fez-se então um enorme silêncio, como se todos estivessem com medo de responder! De repente alguém mais corajoso respondeu a pergunta do conferencista e salvou aquele silêncio que já incomodava! O jovem que deu a resposta foi então chamado ao palco e recebeu os parabéns do palestrante, além de alguns brindes que ele distribuía aos que se aventuravam em se manifestar!

No final da palestra meu amigo que me acompanhava comentou que sabia várias das respostas para as perguntas que o palestrante havia feito, mas por vergonha de se expor, acabara não levando nenhum prêmio do evento.

Perguntei a ele porque não havia respondido, já que sabia as respostas e ele desconversou, dizendo que se achava tímido… Mas na verdade ele não falou simplesmente porque faltou autoconfiança!

Este fato me levou a pensar sobre a importância de se desenvolver a autoconfiança e o quanto perdemos oportunidades simplesmente pela falta dela! Já parou para pensar o que já deixamos de fazer na vida pelo simples medo de tentar?

Quantas oportunidades desperdiçadas simplesmente por falta de autoconfiança… A namorada que não tivemos pelo medo de se aproximar, o emprego que perdemos pelo receio de “não dar conta”, a viagem que não fizemos por não acreditar que pudesse dar certo…

Assim como na vida pessoal, no mundo dos negócios essa característica é fundamental para o sucesso! Empresário sem autoconfiança não cresce! Vendedor sem autoconfiança não vende pra ninguém! A autoconfiança vence o medo e é o primeiro passo para o sucesso!

 Mas trago, no entanto, uma boa notícia: a autoconfiança pode ser desenvolvida! Você pode a partir de hoje começar um treinamento pessoal para aumentar sua autoconfiança e alcançar melhores resultados nos seus negócios!

Se esse papo te interessa, aproveito então para compartilhar contigo algumas dicas matadoras para você desenvolver sua autoconfiança:

1. Pense sempre de forma positiva! Pare de ficar focando seus problemas! Pense em tudo que você já passou e está aí, vivo, seguindo em frente! Tenha em mente que você já é um vitorioso! Pare de resmungar e de se incomodar com as críticas dos outros! Acredite que vai dar certo!

2. Comece a estudar! Leia mais! O estudo e a leitura geram motivação, desenvolvem a mente, nos faz crescer como ser humano e nos aproxima de outras pessoas! Estude qualquer coisa, pelo menos 30 minutos por dia!

3. Cuide da sua aparência! Seu corpo fala, então cuide dele! Cuide do seu cabelo, da barba, se vista bem… Faça pelo menos uma caminhada 3 vezes por semana! Xô preguiça!

4. Procure dormir bem! Eu sei que às vezes não é fácil dormir com tantas preocupações, mas procure se dar um tempo e desligue seu WhatsApp na hora de dormir!

5. Seja solidário com os outros! A solidariedade é uma força poderosa! Pense no que você pode fazer para ajudar alguém! Sua vida está difícil? Acredite, tem gente que está ainda numa pior e precisando de sua ajuda! Seja generoso!

6. Evite pessoas rabugentas! Procure se aproximar de pessoas “alto astral”; Vai te fazer bem! O bom humor é contagioso e espanta pensamentos negativos!

7. Separe um tempo para tocar um instrumento musical, jogar futebol, ver um filme… Ponha algo divertido ou lúdico na sua agenda semanal! E não vem com essa história que não tem tempo! Quem quer mesmo fazer caminhada, caminha até de madrugada!

8. Trace metas para sua vida! Quem não tem meta não chega em lugar nenhum! Tenha bem claro como você quer estar daqui a 10 anos! Isso é muito importante!

9. Pare de empurrar com a barriga o que você precisa fazer! Se você tem que resolver algo, vá lá e faça! Se você sabe o que está precisando fazer, pare de enrolar! Resolva logo!

10. Passe mais tempo com Deus! Se você está lendo esse artigo agora é porque ele te deu esse presente que é a sua vida! Reserve um tempo para orar, rezar… do seu jeito!

É, eu sei que assim no papel é muito fácil, e que na prática a coisa é mais complicada! Mas só depende de você, do seu querer, do seu agir!

Claro que a construção da autoconfiança vai muito além desse pequeno artigo, mas tenha em mente que é um processo gradativo e constante! É treinamento mesmo!

Você é capaz sim! Chega de ter medo!

Um grande abraço!

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/chega-de-ter-medo-e-tempo-de-coragem/104941/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *